Páginas

10 de setembro de 2009

Pretérito Imperfeito

Pretérito Imperfeito
Ia.
Queria.
Fazia.

Futuro do pretérito

Iria.
Queria.
Faria.

Óbvio que tudo isso tem um sentido lógico de serem denominados "pretérito imperfeito" e "futuro do pretérito". Todos dois confusos, o primeiro o que devia ter sido e o segundo o que deveria ter acontecido. O que os torna tão interessantes e chatos. Porque cada humanóide decide, de certa forma, viver no seu tempo verbal mais adequado a seu jeito de ser. Ou cai no tempo verbal mais adequado ao que te mandam ser, depende, não sei.
Problema é que nasci no tempo errado, constantemente no futuro do pretérito, só que é um modo condicional. E geralmente a condição sou eu. O SE depende da condição EU.
Não a condição você, ela, ele, mas geralmente a condição EU que é o tocante da questão. E ai que acaba com tudo porque o condicionante EU como nem sempre É, só SERIA, acaba não sendo, sim não sendo, no presente do indicativo no gerúndio mesmo.
Porém, ninguém que eu conheça tenha um pretérito perfeito, todavia. Todo mundo tem algum erro de sintaxe na vida. E é o que me acalenta.



4 comentários:

e o que você tem a dizer????